Veja como mudar 15 hábitos e combater a ansiedade

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1. Procure não deixar nada pendente

organizar2Não terminar tarefas e assumir responsabilidades acima do que se pode
fazer contribuem para o aumento da ansiedade.
Esboce um plano para resolver o que é urgente e organize-se!

2. Prepare-se para os desafios

confiante3Atitudes como estudar com antecedência para as provas, informar-se sobre a empresa antes de uma entrevista de emprego e se preparar para uma reunião de negócios são fundamentais para ter confiança diante dos desafios.
Dessa forma, você vai se sentir seguro e menos ansioso!

3. Melhor prevenir do que remediar

carroquebrandoAntes de sair, veja se o tanque de combustível do carro está cheio. Se você saiu de casa com o ponteiro do combustível na reserva, trate de completar o tanque no primeiro
posto que avistar. Evite ter problemas desnecessários por falta de precaução e cuidado!

4.Veja o lado bom das coisas

tvpipocaSe você planejava ir à praia no fim de semana, mas viu que o tempo não está bom, mude seus planos: vá ao cinema, faça um fondue com os amigos, alugue os DVDs da série
que você adora ou faça outro programa que o agrade.
Ao invés de reclamar, procure transformar situações negativas em positivas!

5. Caminhe 30 minutos por dia, três vezes por semana

exercicioEssa prática, recomendada pela OMS, é ótima não só para tirar você do grupo dos sedentários como para ajudar a controlar a tensão emocional.
O mesmo período de tempo pode ser empregado para qualquer outra atividade física,
como boxe, ioga ou corrida.

6. Ouça música

escutandomusica

“Estudos científicos demonstram que a música relaxa os músculos, diminui a
sensibilidade à dor e dilui emoções destrutivas”, explica a psicóloga
Ana Maria Rossi. Para driblar a ansiedade, os gêneros mais indicados são
o clássico e o barroco – em especial, no trânsito.

7. Evite ter pensamentos negativos

confiante2Seu pensamento determina a forma como você enxerga a vida. Se pensar de maneira positiva, vai se sentir mais feliz e as chances de tudo dar certo podem ser maiores.

8. Tenha um bicho de estimação

gatopedecarinhoviolaoO simples ato de fazer carinho em um animal relaxa tanto o bicho quanto seu dono. Se você não tem condições de ter um pet, que tal levar o cachorro da vizinha para passear de vez em quando? Observar peixes no aquário também tranquiliza a mente e evita pensamentos que trazem preocupação e ansiedade.

9. Livre-se da mania de perfeição

troll
Perfeccionistas tendem a prejudicar suas relações pessoais e profissionais colocando-se sob constante pressão. As pessoas tendem a respeitar quem tem coragem de admitir um erro e repelem quem acha que sabe tudo!

10. Deixe o trabalho no trabalho

trabalhadoresfelizesMuitos sintomas do estresse, como ansiedade, dores musculares, hipertensão, fadiga, taquicardia e angústia, têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões profissionais. Evite ficar pensando em trabalho depois do expediente! Afinal, você já passa horas no escritório.

11. Alimente o seu humor

comendoCarboidratos, em geral, costumam acalmar: macarrão, pães, biscoitos, arroz e batata. Frutos do mar, nozes, brócolis, espinafre, chocolate e pimentão dão energia!

12. Tenha plantas em casa

plantaCuidar de plantas (flores ou hortaliças) pode proporcionar equilíbrio emocional e amenizar os efeitos negativos do estresse! Regar uma plantinha é uma terapia informal,
que ajuda a aliviar a tensão e a ansiedade.

13. Faça refeições sem pressa

comendosozinhoEscolha um momento em que você possa comer sem interrupções. “Procure sentir os sabores, a temperatura e a textura dos alimentos”, sugere o consultor em aprendizagem organizacional e qualidade de vida no trabalho Carlos Legal.

14. Dê uma pausa no trabalho

dormirFeche os olhos e respire fundo por alguns minutos, procurando manter a mente tranquila e relaxada. O cardiologista Artur Zular diz que é bom se imaginar em algum lugar calmo, como um bosque, jardim ou uma praia, sempre sozinho. “O melhor para meditar é ficar livre de qualquer emoção, concentrando-se apenas em si”, explica.

15. Medite com palavras

meditarMarcia Plessmann, instrutora do Centro de Estudos Filosóficos Palas Athena,
de São Paulo, ensina que para meditar é preciso criar uma frase que seja
significativa e inspiradora para manter a ansiedade sob controle.
“Na medida em que você solta a respiração, repita a frase mentalmente.
Pode, também, ser uma oração ou um pequeno verso”, ensina.

(Fonte: UOL – Saúde; pesquisa de imagens: site Sem Transtorno)

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