Psicofobia no Canal Futura: Preconceito x Transtornos Mentais

895

Neste ótimo programa Conexão Futura, exibido em 2015 pelo Canal Futura, a psicóloga clínica Gabriela Cosendey e o psiquiatra João Romildo Bueno, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, falam sobre temas muito importantes relacionados aos transtornos mentais, como o preconceito com as doenças, com seus pacientes, a dificuldade de acesso ao tratamento e do apoio familiar.

Aproveito para informar que a psicóloga Gabriela Cosendey está na relação de profissionais indicados pelos leitores do Sem Transtorno.


“Cerca de 23 milhões de pessoas, ou seja, 12% da população necessitam de algum atendimento em saúde mental no Brasil, segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde.

Quem sofre de depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outras doenças, sabe que o preconceito se manifesta de formas variadas e perversas. Com medo de ofender os pacientes, médicos deixam de encaminhá-los ao psiquiatra. Por outro lado, muitos pacientes que recebem encaminhamento desistem de procurar o especialista por medo do diagnóstico e da discriminação que ele e a família passarão a sofrer.

Situações como essas descrevem o que alguns especialistas definem como psicofobia – o preconceito contra pessoas que sofrem algum tipo de transtorno psiquiátrico.”

Apresentação: Cristiano Reckziegel

(fonte: Canal do programa Conexão Futura no YouTube)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA