Programa “Mais Você” fala sobre procrastinação

487

Oi, pessoal! Na segunda-feira, o programa “Mais Você” exibiu uma matéria bem legal sobre a procrastinação, ideal para pessoas que (como eu) costumam se enrolar na hora de cumprir prazos!
Assista.

Especialistas dão dicas para aproveitar o tempo e deixar a procrastinação de lado. Organizar tarefas em agenda e saber dizer ‘não’ são algumas das opções
(Fonte: site do programa Mais Você)

O procrastinador é aquele que adia, posterga, protela suas ações. Em bom português: aquele que sempre “empurra tudo com a barriga”. Profissionalmente, isso pode ser um grande problema. Afinal, “dar aquela enrolada” no trabalho pega mal. Quer saber se você tem um perfil procrastinador? O Instituto Passadori elaborou um teste que avalia se você se encaixa nessa categoria. Faça o teste e descubra!
Depois, veja as dicas do gestor de educação corporativa Reinaldo Passadori e do psicólogo Alessandro Vianna para aproveitar melhor o tempo.

1 – Tenha uma agenda: pode ser manual, no computador, tanto faz. É importante para botar ordem na sua vida;

2 – Saiba dizer não: há pessoas que fazem muitas coisas e assumem certos compromissos que estão além das suas capacidades de realização. Ou seja, é melhor para ela dizer que não vai ter tempo porque sabe que não vai executar a tarefa;

3 – Diga que não dá para conversar quando estiver ocupado;

4 – Saiba distinguir o que é urgente na escala de prioridade;

5 – As tarefas difíceis devem ser realizadas primeiro: a partir da hora que você consegue resolver o mais difícil, se sente mais competente, com mais capacidade, aí as outras tendem a ser resolvidas de uma forma mais suave; e

6 – Descubra o horário em que você rende melhor no trabalho.

Minhas observações: procrastina-25C3-25A7-25C3-25A3o3-236x300

1) Tenho uma agenda, mas vivo esquecendo de anotar alguma coisa. Solução: comprar uma agenda de bolso, assim ela vai estar sempre à mão!

2) Não sei dizer não. Isso é fato. Tenho que aprender.

3) Não consigo dizer que não dá pra conversar quando estou ocupada. Adoro um dedo de prosa, não foi à toa que optei por estudar Comunicação. :)

4) Para mim (e para quem trabalha com produção) tudo é urgente. Apesar de eu saber que nem sempre é, a “emoção” não me deixa lembrar disso no dia a dia!

5) Geralmente realizo todas as tarefas ao mesmo tempo, conforme elas vão aparecendo. O problema é que, dessa maneira, todas as tarefas são interrompidas pelas outras e elas se embolam! Ou melhor, ME embolam!

6) Eu sei que rendo muito melhor à noite. Melhor ainda de madrugada! Quem me dera ser astrônoma, vigiar a lua, as estrelas!… :)

Saúde a todos! Coragem! Paz!!!!!!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA