“Preconceito, estigma e psiquiatria” é tema de debate na ABPTV

292

Infelizmente, a psiquiatria e seus pacientes, assim como médicos psiquiatras e familiares, ainda sofrem com o preconceito relacionado aos portadores de transtornos mentais: a psicofobia.

O estigma – termo usado em referência à característica negativa de algo ou alguém –impede a procura pelo atendimento adequado, a continuidade do acompanhamento médico e o acesso ao tratamento devido.

No dia 12 de abril, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) celebrou o Dia de Combate à Psicofobia com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema. Para repercutir o assunto, o programa ABPTV do dia 9 promoveu um debate sobre o tema.

“O psiquiatra é o único Especialista que sofre bullying pela sua especialidade. porque existe preconceito entre a população em geral, ENTRE OS MÉDICOS E entre os próprios Psiquiatras, que ainda têm algum grau de estigma com relação a pacientes psiquiátricos.
Como esperar que a população diminua  seu estigma se não ComeçarMOS Por nós?”.
(Dr. Daniel barros, MÉDICO psiquiatra)


Conheça todos os convidados:

– Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, diretor tesoureiro e superintendente técnico da ABP, presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, Título de Especialista em Psiquiatria, com Certificado de Atuação em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP.

– Dr. Cláudio Meneghello Martins: médico psiquiatra, diretor secretário da ABP, presidente do Centro de Estudos Cyro Martins – CCYM, mestre em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, professor da Residência em Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – RS. Título de Especialista em Psiquiatria pela AMB/ABP.

– Dr. Daniel Martins de Barros: médico psiquiatra, professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Doutor em Ciências e bacharel em Filosofia pela USP, Título de Especialista em Psiquiatria, com Certificado de Atuação em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP.

Assista:


REALIZAÇÃO: Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA