Passeio Sem Transtorno em Penedo (RJ)

Para relaxar e se divertir

1273
(Fotos: arquivo pessoal)

O Rio de Janeiro possui diversos lugares belíssimos e interessantes para se conhecer. Em um feriado, ou mesmo em um ou dois dias de folga, é possível sair da rotina e se divertir em destinos bem próximos. E foi diante de uma dessas oportunidades que eu e minha família decidimos partir para Penedo, distrito de Itatiaia, a cerca de 175 quilômetros do Rio. O tempo não estava firme, mas resolvemos arriscar assim mesmo!

Chegamos ao hotel debaixo de chuva, mas, “para noooossa alegria”, o tempo melhorou. Não chegou a fazer sol, mas pelo menos não choveu o tempo todo. Escolhi a Pousada Suarez, a mais popular de Penedo, por um simples motivo: eu era ouvinte do antigo ‘Rock Bola’, da Rádio Cidade aqui do Rio! Nunca ouviu falar? Pois o ‘Rock Bola’ era um programa sobre futebol, apresentado pelo hoje ilustre global Alex Escobar, e faziam propaganda da Pousada Suarez a todo instante! Eu ficava com muita vontade de conhecer.

Pois foi uma boa escolha, o lugar é alegre, bem estruturado, muito família… Mas é isso, é muito família mes-mo. Lá é lugar de criança brincando por todos os lados, o dia todo (pelo menos em feriado é), e de pequenos cães também, já que são permitidos (não tenho nada contra, é só uma constatação). Para quem vai com filho pequeno, como eu fui, é uma ótima opção. Ele adorou, se divertiu demais. Para relaxar sem crianças, eu buscaria outras opções, talvez.

Bom, nosso apartamento decepcionou bastante e esse com certeza foi o grande ponto negativo da viagem. O quarto estava cheirando a mofo; bastante carente de manutenção e de capricho. A TV, por exemplo, mal pegava canais abertos (no site do hotel dizia “TV de LED a cabo”). E como a pousada estava completamente ocupada, não tínhamos como pedir para trocar de apartamento. Conversei então com a minha frustrada turminha e os convenci de que era melhor relevarmos esse episódio para o bem do nosso feriado. Ah a nossa vista era muito agradável.

Nosso apartamento era essa casinha azul
Nosso apartamento era essa casinha azul
Vista do nosso quarto
Vista da nossa janela

Pela manhã recebíamos no nosso quarto o roteiro do dia, que era seguido à risca, com direito a plano B em caso de chuva. Logo após o café, saíamos com um dos recreadores para uma caminhada pelas ruas de Penedo (nível “hard” para sedentários!), com alongamento antes do exercício e uma gostosa pausa para banho de cachoeira. Alguns corajosos se aventuraram, eu preferi ficar só vigiando! Quanto às refeições, estão inclusos café da manhã, almoço e jantar. Não sou a pessoa mais indicada para comentar sobre isso porque sou o Pac-Man aqui de casa e não muito exigente. Achei tudo ótimo, farto e saboroso! :)

Pousada Suarez
Saindo da pousada para a nossa caminhada matinal
Nosso valente se divertindo na 'Cachoeira de Deus'
Nosso mocinho valente na ‘Cachoeira de Deus’

Não sei se a pousada conta com recreadores todos os finais de semana, mas em feriados sim, e eles fazem toda a diferença, divertem não somente as crianças, mas os adultos também. Havia atividade para todas as idades, desde futebol e campeonato de sinuca a aula de hidroginástica e yoga. E todas as noites tínhamos animadas festas temáticas.

Futebol dos adultos
Futebol dos adultos
Crianças e adultos se divertiram no Baile do Branco
O Baile do Branco

Próximo ao nosso apartamento, dentro da pousada, havia uma empresa de aluguel de quadriciclos instalada e durante todo o dia saíam vários grupos para passeios. Nós preferimos andar à cavalo, então no horário combinado nos buscaram lá no hotel e nos levaram até o ponto de partida. Escolhemos nossos cavalos, todos bem mansos, e partimos com mais ou menos outras 15 pessoas. No início deu um medo danado, mas depois até que conseguimos relaxar e aproveitar a trilha, que teve direito a atoladas na lama e travessias de pequenos rios. Foi uma aventura e tanto para mim e para o meu pequeno!

Nossa aventura à cavalo
Nossa aventura à cavalo

Penedo é muito aconchegante e tem um clima muito agradável. Possui a maior colônia finlandesa fora do sul do Brasil, e isso pode ser observado através de cada chalé, de cada lojinha de artesanato. Tomamos sorvetes deliciosos no Sorvete Finlandês e fizemos boas compras na Vila Finlandesa.

Não tão boa foi a nossa visita à ‘Fábrica de Chocolate do Papai Noel‘. A fábrica não estava funcionando – já era final de tarde, mas no meio de um feriado? – e a lojinha de chocolates não aceitava cartão. Nem de débito! Como o caixa eletrônico estava fora de serviço, fomos embora super frustrados, sem nossos chocolates. Uma pena um ponto turístico de uma cidade totalmente turística não aceitar cartão. Isso nos dias de hoje é, no mínimo, pouco inteligente. E indelicado, até.
Mas tudo bem, na próxima levaremos dinheiro – e trocado, para não corrermos o risco de não terem troco!

Lojinha da Vila Finlandesa
Lojinha de artigos de rock e decoração muito legal da Vila Finlandesa
A Fàbrica do Papai Noel decepcionou
A Fábrica do Papai Noel decepcionou

Na última noite, uma bela surpresa para as crianças da pousada: um animado acampamento “indoor”, com direito a cineminha e guloseimas (cada criança levou a sua). E eis que meu filho não vê a hora de voltar. ;)

Cinema e muita bagunça...
Filme e muita bagunça…
... na noite de acampamento.
… na noite do acampamento!

_____________________________________________________________________

Pousada Suarez – www.pousadasuarez.com.br
Sorvete Finlandês – www.sorvetefinlandes.com.br

Confira também:

Ouro Preto
Disney

1 COMENTÁRIO

  1. Na próxima semana irei fazer um programa de mineiro, irei na praia de Guarapari com minha família, espero que a pousada seja arejada e que mereça as 5 estrelas que dizem ter.

DEIXE UMA RESPOSTA