Passeio Sem Transtorno em Ouro Preto (MG)

1160

Uma das dicas preciosas para diminuir a ansiedade é apostar nos momentos de lazer. Eles podem ser poucos, ou mesmo raros, mas devem ser preservados e usufruídos da melhor forma possível. No meu caso, eles são raríssimos, e costumo aproveitá-los, sempre que posso, passeando ou viajando. Se possível, passeando em alguma viagem! :)

Na estrada
Na estrada

No ano passado, um pouco antes do meu marido sofrer um acidente gravíssimo de moto, estivemos em Ouro Preto, Minas Gerais. Na verdade, eu estava num compromisso em Belo Horizonte e apenas passamos pela cidade, a pedido meu, quando voltávamos para o Rio de Janeiro.

Praça Tiradentes
Praça Tiradentes

Ouro Preto é linda, foi a primeira cidade do país a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. Merece ser explorada por mais do que uma tarde, período em que percorremos suas bucólicas ladeiras de paralelepípedos… (meninas, usem tênis!!!)

Assim que chegamos à antiga Vila Rica, visitamos o Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes. Foi uma aula prática da nossa história, com diversos documentos e objetos sobre o movimento contra o domínio português e a exploração do ouro brasileiro.

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

Como tínhamos muito pouco tempo, pois queríamos pegar a estrada de volta antes de anoitecer, visitamos somente uma das diversas igrejas (parece que são dezoito). Escolhi a Igreja de São Francisco de Assis, construída em estilo barroco a partir de 1765 e considerada uma das grandes criações do mestre Aleijadinho. A entrada é paga, se não me engano pagamos R$ 5 cada um. Ah, e não é permitido tirar fotos em seu interior, assim como nos museus.

Café Cultural Ouro Preto
Café Cultural Ouro Preto

Antes de deixarmos a cidade, paramos para um lanche no Café Cultural Ouro Preto, um lugar muito aconchegante e bem decorado, aonde se pode saborear um cardápio dos sonhos (quiches, caldos, doces caseiros, cafés diversos…), apreciar obras expostas (algumas à venda), ouvir boa música, comprar livros (sim, há uma livraria num anexo!). Achei tudo um encanto!

Vassouras feitas com garrafas pet
Vassouras de garrafas pet

Por fim, visitamos a lojinha da Associação dos Catadores do Padre Faria, na Praça Tiradentes. A diretora da Associação, dona Gracinha, foi quem nos recebeu com muito carinho e nos contou que todos os produtos vendidos ali são confeccionados por ex-usuários de drogas e ex-detentos, com material reciclado. São diversos itens belíssimos, como bolsas, colchas, panos de prato, além das vassouras feitas com garrafas pet (elas funcionam muito bem!).

Espero poder voltar em breve à Ouro Preto, um destino perfeito para relaxar, se inspirar e repor as energias! :)

Mais fotos:

12207923_1177356248959024_656120884_n
Em algum lugar de Ouro Preto que não me recordo (rss)
Ladeiras-de-Ouro-Preto
Ladeiras de Ouro Preto
republicas
Sâo mais de trezentas repúblicas para receber os estudantes da Universidade Federal (UFOP) – (Imagem: reprodução da internet)
Paradinha pra uma foto em Santos Dumont (MG)
Paradinha para foto em Santos Dumont (MG), na volta para casa :)

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA