Nossa história

O Sem Transtorno foi criado pela jornalista Karen Terahata Alvarez em setembro de 2007, inicialmente como um blog para o registro das suas vivências e descobertas sobre o transtorno do pânico (ou síndrome do pânico), com o qual fora diagnosticada dez anos antes.

Em 2014, com ajuda da sua psicóloga, Rosanna Mannarino, Karen fundou um grupo de apoio para pessoas com pânico TAG (transtorno de ansiedade generalizada) no Rio de Janeiro. As reuniões são gratuitas e acontecem mensalmente em uma sala cedida pela clínica Núcleo Integrado Ana Café, na Barra da Tijuca, local onde Karen fez tratamento psicológico e psiquiátrico. Durante o período de pandemia, os encontros passaram a ser virtuais, possibilitando a participação de pessoas de todo o Brasil e até exterior. (Saiba mais clicando aqui.)

MISSÃO
O Sem Transtorno tem como missão acolher e informar pacientes, familiares e a população em geral acerca dos transtornos de ansiedade, em especial da síndrome do pânico e do TAG, na tentativa de reduzir a descriminação, o estigma e a exclusão que atingem aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno mental.

KAREN TERAHATA

Foto: Igor Igarashi
Foto: Igor Igarashi

A jornalista Karen Terahata foi diagnosticada com Síndrome do Pânico em 1997, aos 21 anos.
Dez anos depois, em 2007, criou o blog 
Sem Transtorno com o intuito de partilhar suas vivências, trocar informação e amenizar um pouco o seu sofrimento, assim como o de outras pessoas que estivessem passando pelo mesmo problema.
Em fevereiro de 2014, fundou no Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, o Grupo de Apoio Sem Transtorno para pessoas com Síndrome do Pânico e TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), reunindo mensalmente, e de forma gratuita, pacientes e familiares em uma sala cedida pela Clínica Núcleo Integrado. A cada encontro, o grupo promove empatia, generosidade, esperança e fortalecimento emocional mútuo.

Com a criação do grupo de apoio, Karen teve a oportunidade de divulgar o Sem Transtorno em diversos veículos de comunicação de grande alcance (TV Globo, Canal Futura, Jornal O Globo, revista Veja, entre outros), atingindo maior visibilidade e, consequentemente, maior credibilidade.

Em 2017, a celebrada psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva recomendou o grupo de apoio Sem Transtorno no seu best seller Mentes Ansiosas, como tratamento complementar para a Síndrome do Pânico.

DAY SPA (1)
Com o projeto Sem Transtorno, Karen tem como objetivo principal promover informação e bem-estar para pacientes com Síndrome do Pânico e TAG, assim como para a população em geral. Desta forma, pretende contribuir para a redução dos males provocados pela ansiedade, assim como o estigma, a discriminação e a exclusão que atingem aqueles que sofrem com algum transtorno mental. Como ferramentas, se utiliza do site Sem Transtorno, do grupo de apoio presencial e online, das redes sociais (Instagram e Facebook), de um canal no YouTube e de palestras em empresas. Como companheiros inseparáveis, leva sempre consigo muita leveza, sensibilidade e bom humor!

Contato: semtranstorno@gmail.com ou karen.terahata@hotmail.com

DAY SPA
DAY SPA (2)