Campanha “Medicados Sem Transtorno”

A campanha “Medicados Sem Transtorno”, lançada pela jornalista Karen Terahata em seu site Sem Transtorno, tem como objetivo combater o preconceito que envolve a Psiquiatria e o tratamento dos transtornos mentais.

De acordo com Karen, é este preconceito que faz com que muitos pacientes deixem de procurar tratamento adequado e tenham suas vidas completamente afetadas pela doença.

A ideia é mostrar, através de fotos lorena-braga-salescompartilhadas por pacientes mostrando seus remédios,que os transtornos mentais podem acometer qualquer pessoa, em qualquer fase da vida e realidade social, e que não há vergonha alguma em usar medicamentos psiquiátricos para o tratamento dessas doenças.

Não quero que confundam a campanha com apologia ao uso de remédios“,  faz questão de esclarecer Karen. “Minha intenção é mostrar que temos um problema de saúde como outro qualquer e que deve ser tratado desta forma, e não com falas preconceituosas do tipo: ‘O seu problema é falta de fé’, ‘Você está sendo fraco’ ou ‘Isso é frescura'”.

Diagnosticada com Síndrome do Pânico aos 21 anos, em 1997, Karen vive há quase duas décadas a experiência de ser uma paciente psiquiátrica num universo totalmente desfavorável para a recuperação e reinserção social de pessoas com problemas mentais. “Apesar de ser algo cada vez mais frequente em todo o mundo, a sociedade ainda não enxerga esse tipo de adoecimento com o devido respeito, e isso inclui muitos médicos e outros profissionais de saúde”, ela afirma.

Através da campanha “Medicados Sem Transtorno”, Karen espera sensibilizar um grande número de pessoas e diminuir o preconceito e o estigma que acompanha tudo que envolve a saúde mental.

Para apoiar a campanha, basta que o paciente de algum transtorno mental (pânico, depressão, TAG, TDAH, TOC etc) compartilhe uma foto mostrando o remédio que usa para seu tratamento, usando a hashtag #MedicadosSemTranstorno

A foto também pode ser enviada para o e-mail semtranstorno@gmail.com

Todas as fotos serão publicadas no site Sem Transtorno, com o devido crédito.

medicados (1)

Karen Terahata
Karen Terahata

*Karen Terahata é criadora do projeto Sem Transtorno, dedicado a pacientes de transtornos de ansiedade e depressão; é editora do site Sem Transtorno, coordenadora do Grupo de Apoio Sem Transtorno (RJ) e palestrante.