Fantástico: Famílias e psicólogos debatem depressão entre adolescentes

1280
As irmãs Bruna e Luana enfrentaram a depressão

Neste domingo, o programa Fantástico, da TV Globo, exibiu uma matéria sobre a depressão na adolescência e mostrou como o apoio da família é importante no diagnóstico da doença e no tratamento do paciente.

O youtuber Christian Figueiredo conversa com Bruno
O youtuber Christian Figueiredo conversa com Bruno

Bruno, de 18 anos, um jovem extrovertido e com muitos amigos, passou a não querer mais sair do quarto e chegou a perder onze quilos em menos de um mês. “Simplesmente, o Bruno que as pessoas conheciam sumiu”, relatou ele.

Bruno recebeu a visita do famoso youtuber Christian Figueiredo, com quem conversou sobre as possíveis causas para a manifestação da doença. O jovem revelou que tinha preconceito com psicólogos e que por esse motivo demorou a buscar tratamento. Sobre os pais, definiu: “Eles foram o essencial”.

Ana Café: especialista no tratamento de crianças e adolescentes
Ana Café: especialista no tratamento de crianças e adolescentes

As irmãs Bruna e Luana, de 14 e 13 anos, também enfrentaram essa mudança de comportamento. Bruna conta que sofreu durante três anos até notar que havia algo errado: “Acho que minha mãe foi a primeira a perceber, nem eu tinha percebido”.
Os pais das duas meninas procuraram a ajuda da psicóloga Ana Café, diretora da clínica Núcleo Integrado, no Rio de Janeiro, que sedia os encontros do Grupo de Apoio Sem Transtorno: “Os pais falam que se forem buscar os filhos em tal lugar eles vão dizer que estão pagando mico, e eu os aconselho a pagarem um gorila, mas que não os percam para a depressão”, disse a psicóloga.

Assista à matéria: http://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2016/06/05.html#!v/5073222?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA