Escutar música traz benefícios psicológicos

2025

O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tão acelerada como a da maioria das pessoas em nossa sociedade atual. Escutar música pode ser um fator decisivo para melhorar o humor e diminuir o estresse que atinge praticamente todo mundo. Adicionar este ótimo hábito em sua rotina pode melhorar muito sua qualidade de vida.

Estudos científicos concluíram que escutar as batidas musicais altera a velocidade de nossas ondas cerebrais, criando atividade cerebral muito semelhante à de pessoas que estão meditando. Dessa forma, ouvir sua música favorita pode ter efeito terapêutico, ajudando a combater problemas físicos como dores de cabeça e enxaquecas.

Para as mulheres que sofrem com os efeitos da tensão pré-menstrual, a popular TPM, a música pode ajudar a diminuir as possíveis irritações normais neste período. Da mesma forma, a música contribui para melhorar o humor de quem a escuta com frequência.

Os pacientes do estudo relataram sentimentos como “alegria” sendo resultantes de alguns minutos sob o som de alguma batida que são de seu agrado. Sendo assim, quem sofre com depressão pode achar alívio em suas músicas preferidas, mesmo que haja relatos que estilos como heavy metal e techno tenham sido considerados os que mais prejudicam o humor – isso depende da preferência de cada um.

Além disso, a música pode contribuir para que haja o aumento do desempenho das tarefas cognitivas, como pensamento lógico e rapidez de raciocínio. Alguns estudos apontam que isso apenas acontece quando as músicas são do gosto da pessoa, alterando positivamente o estado emocional da mesma.
Alguns cientistas recomendam escutar músicas para momentos de estudo ou no desempenho de tarefas no trabalho, por melhorar a concentração.

Por ter efeitos positivos no humor, reduzindo ansiedade e estresse, escutar música deve ser praticamente obrigatório para quem mora em grandes centros urbanos, especialmente para pessoas que precisam passar muito tempo em congestionamentos no trânsito. De acordo com estudos, a música pode causar benefícios semelhantes a de uma massagem no corpo.

Faça o possível para ter momentos do seu dia exclusivamente dedicados a escutar sua música e banda favorita. Sua qualidade de vida pode melhorar e sua rotina ficará mais divertida e feliz!

Fonte: Revista Fashion News 

2 COMENTÁRIOS

  1. Li uma mensagem de uma colega de grupo (Vanessa) e achei fantástica por isso vou escrever aqui. Quando dormi ontem fiz planos pra fazer algumas coisas hoje, eu não tinha como garantir se estaria viva mas eu creio nisso, e com base nesta crença fiz meu planejamento. Eu não tenho poder de me garantir viva e evitar minha morte, mas isso não me impede de todos os dias fazer planos dos mais simples e corriqueiros aos mais complexos, e isso acontece com todo mundo porque a fé é o poder de crer em algo que não está sob nosso controle, então todos temos fé e cada um deposita onde quer, podemos deposita-la numa crença em algo, ou ainda na descrença de tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA