Dormir após o almoço faz bem à saúde

748

Em entrevista ao site Minha Vida, o especialista em sono Maurício Bagnato explicou que a chamada sesta é uma necessidade fisiológica. “O cochilo depois do almoço é muito bom para o corpo, dá uma boa restaurada. O corpo pede esse descanso”, afirmou.

Na Espanha, a sesta é um hábito bastante comum. Na capital, Madrid, é corriqueiro encontrar várias lojas fechadas no início da tarde, em locais de grande movimento, porque alguns lojistas preferem dormir. No Brasil, algumas empresas já oferecem salas de descanso para que os funcionários possam tirar um cochilo após o almoço.

O que parece estranho aos nossos olhos é uma prática saudável. Dormir após o almoço não é sinônimo de preguiça ou falta do que fazer, mas sim uma recomendação médica capaz de melhorar o desempenho nas atividades durante os períodos vespertino e noturno e, consequentemente, trazer mais saúde.

Estudos mostram que os profissionais que têm um período de descanso depois do almoço, mesmo que não seja um sono profundo, possuem maior propensão a apresentar produtividade superior do que os demais companheiros que não investem tempo no descanso durante o expediente.

O otorrinolaringologista Michel Cahali compartilha dessa opinião e acrescenta que o cochilo após o almoço faz parte do ciclo normal de sonolência do ser humano. Contudo, os homens, ao longo da história, passaram a dar cada vez menos importância a essa relevante característica fisiológica. “É algo muito positivo pelo ciclo de vigília e sono das pessoas. Após o almoço, a gente tem um pico de sonolência, e uma soneca de meia hora é reparadora“, diz.

1 COMENTÁRIO

  1. Vejo a postura de coragem e otimismo das pessoas públicas quando estão acometidas de doenças graves, é claro que deve ter momentos de desespero, mas o que é mostrado para o público é que tudo vai dar certo. Considero a síndrome do pânico uma doença grave, ela rouba dos portadores a coragem, otimismo, a vontade de lutar e vencer, deixando o negativo tomar conta de todo o corpo. As pessoas que querem ajudar falam para dar uma relaxada, ir a praia, a montanha ou a disney… Entre outros conselhos, até ajuda mesmo é verdade mas o pânico é mais traiçoeiro que o câncer, quando parece que está tudo bem ele não faz concessão nenhuma de onde vc está, e vem de maneira deselegante roubando o sorriso, agredindo fisicamente todo o corpo, e depois fica aquele medo insuportável dele voltar, sáfado, arrogante, estúpido e ordinário eu te odeio.

DEIXE UMA RESPOSTA