Dicas para superar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Dicas para superar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

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O sintoma principal do transtorno de ansiedade generalizada é a preocupação crônica. É importante entender o que alimenta a sua preocupação, desde as suas crenças, medos, receios, sentimentos e pensamentos negativos. Você pode sentir como se as suas preocupações viessem de fora, de outras pessoas, dos eventos ou situações difíceis que você está enfrentando. Mas, de fato, a preocupação é auto-gerada. Certamente o gatilho vem de fora, mas depois, a forma como você pensa no assunto e o diálogo interno (usualmente negativo) que mantém com você mesmo é o responsável pelo disparo da sua ansiedade para níveis intoleráveis.

CONECTE-SE COM OS OUTROS

O transtorno de ansiedade generalizada pode piorar quando você se sente impotente e sozinho. O contato com outras pessoas é importante para sentir-se mais apoiado e seguro, diminuindo o sentimento de vulnerabilidade. Por exemplo, a ansiedade e a constante preocupação com os seus relacionamentos próximos podem deixá-lo sentir-se carente e inseguro. Talvez você tenha tendência para prestar atenção excessiva ao que as pessoas dizem, ou então assumir o pior quando alguém não responde da maneira que você esperava. Como resultado, você pode precisar que lhe transmitam muita confiança, tranquilidade, e caso isso não aconteça pode ter tendência para tornar-se paranoico e desconfiado. Essas coisas podem colocar uma pressão enorme nos seus relacionamentos.
Para que seja mais fácil reforçar os laços com os outros e certificar-se que o faz de forma saudável, leve em consideração o seguinte:

Identificar padrões de relacionamento tóxico. 
Pense sobre as maneiras que você tende a agir quando está sentindo-se ansioso num relacionamento. Você testa o seu parceiro? Termina tudo antecipadamente? Faz acusações desmedidas? Torna-se pegajoso? Uma vez que você fique ciente de quaisquer padrões de ansiedade que dirigem o relacionamento, pode procurar por melhores formas de lidar com todos os seus medos e inseguranças.

Construa um sistema de apoio forte. 
Todos nós somos seres sociais. Nós não fomos feitos para viver em isolamento. Conectar-se com os outros é vital para a sua saúde emocional. Um forte sistema de apoio não significa, necessariamente, uma vasta rede de amigos. Não subestime o benefício de algumas pessoas que você pode confiar e contar quando necessário.

Quando as suas preocupações começarem a disparar, procure o suporte de alguém próximo. 
Se você começar a sentir-se oprimido e angustiado com a ansiedade, procure um membro da família ou amigo de confiança. Fale e desabafe com essas pessoas. A família ou o parceiro são a sua primeira linha de apoio, procure aproximar-se deles e comunicar eficazmente as suas preocupações. É útil trocar opiniões sobre as suas preocupações, isso pode lhe dar uma perspectiva mais equilibrada e objetiva.

Saiba quem deve evitar quando estiver se sentindo ansioso. 
Lembre-se que há uma boa chance de que sua tendência a olhar a vida de maneira ansiosa seja algo que pode ter aprendido na sua infância e adolescência. Por exemplo, se sua mãe se preocupava de forma excessiva, ela não é a melhor pessoa para você pedir ajuda quando estiver ansioso. Quando quiser recorrer a alguém, leve em consideração se você tende a sentir-se melhor ou pior depois de falar sobre o problema com essa pessoa.
Um estilo de vida saudável e equilibrado desempenha um grande papel na redução dos sintomas de transtorno de ansiedade generalizada. Em seguida, veja um conjunto de hábitos de vida que promovem a capacidade  de lidar com a ansiedade e preocupação crônica:

ADOTE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Comece bem o seu dia tomando o café da manhã e continue com pequenas refeições ao longo do dia. Se ficar muito tempo sem comer, corre o risco dos níveis de açúcar no sangue baixarem, o que pode fazer você sentir-se ansioso e irritado. Coma em abundância cereais integrais, frutas e legumes. Os hidratos de carbono ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e também aumentam a serotonina, um neurotransmissor com efeitos calmantes. Reduza a ingestão de cafeína e açúcar. A cafeína pode aumentar a ansiedade, interferir com o sono, e até mesmo provocar ataques de pânico. Reduza a quantidade de açúcar refinado.

EXERCITE-SE REGULARMENTE

O exercício físico é um redutor natural e eficaz para aliviar a ansiedade. Para obter o máximo de resultados  na melhoria do transtorno de ansiedade generalizada, é importante praticar pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica na maioria dos dias. O exercício aeróbico alivia a tensão e estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da libertação de endorfinas (químicos que nos fazem sentir bem).

EVITE O ÁLCOOL E A NICOTINA

O álcool pode temporariamente reduzir a ansiedade e a preocupação, no entanto pode exacerbar ainda mais os sintomas de ansiedade quando o seu efeito desaparece. Usar o álcool para aliviar os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada pode levar ao abuso de álcool e dependência. Fumar quando você está se sentindo ansioso também é uma má ideia. Embora possa parecer que os cigarros são calmantes, a nicotina é realmente um poderoso estimulante. Fumar aumenta os níveis de excitação, aumentando a ansiedade.

DURMA O SUFICIENTE

A ansiedade e a preocupação excessiva podem causar insônia. Qualquer pessoa que esteja preocupada com alguma coisa, certamente terá dificuldade para adormecer. Mas a falta de sono pode também contribuir para a ansiedade. Quando você está privado de sono, a sua capacidade de lidar com o estresse fica comprometida. Quando você tem um sono restaurador, é muito mais fácil manter o seu equilíbrio emocional, um fator chave para lidar com a ansiedade e parar de se preocupar.

(fonte: site Escolapsicologia.com; imagens retiradas da internet)

4 COMENTÁRIOS

  1. Ola, chegando aki no grupo por agora, eh tao bom ter este lugar pra falar deste assunto, por pra fora esses sentimentos negativos que insistem em habitar a mente de quem convive com a tal TAG

  2. Impressionante como nossa mente "do nada" começa a disparar preocupações, medos, insegurança sem que nada aparente possa estar ocorrendo no momento. O diálogo interno é sempre o mesmo "Não acredito que isso está voltando tudo de novo" e quando mais a gente luta tentando "fazer parar" as sensações, mais barulhenta nossa mente fica….

  3. Sabias palavras. Escrevo aqui coisas que a maioria já sabe mas não custa reforçar. Me faz bem conversar com idosos que tem tantas historias boas e engraçadas pra contar, e também tristes, e por que não, eles contam com detalhes e em algum momento uma palavra pode fazer o seu dia ficar mais bonito. Aqui perto de casa tem uma senhora de quase 90 anos, as vazes paro pra conversar com ela e como é bom, é um tempo ganho com sabedoria e ela com muita vontade de viver muito ainda e eu fico pensando, com 41 anos que tenho estou assim com esta tristeza toda. Todos nos conhecemos idosos vamos conversar com eles e aprender. O sorriso dela é lindo. M.A.

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