5 dicas para seguir em frente após a pandemia

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Por Miriam Alice, psicóloga

Este tempo de pandemia passará, fato. Contudo, é necessário que você se organize para seguir além pandemia.

Corpo, mente, espírito e contexto social requerem mais atenção atualmente. E sobre o Manejo do Estresse, citarei 5, entre outros recursos possíveis:

1) Eleja e conecte-se a uma rede de apoio: não há nada mais reconfortante do que passar um tempo de qualidade com alguém ou com um grupo que faça você se sentir seguro e compreendido.

2) Identifique uma atividade física que promova bem-estar a você e dedique-se semanalmente a essa atividade.

3) A meditação permite mente e corpo relaxarem e também focar. De fato, a prática da atenção plena pode ajudar a enxergar novas perspectivas.

4) Acesse suas emoções, identifique os seus pensamentos e reconheça suas crenças.
A cabeça pode estar cheia de pensamentos negativos, e isso produzirá estresse e ansiedade. Mesmo que não seja fácil desafiar o turbilhão de negatividade que acompanha os momentos difíceis, é necessário aprender a reconhecer e trabalhar os padrões de pensamentos negativos.

5) Acessar traumas, trabalhar perdas e elaborar “lutos” são trabalhos imprescindíveis e nada fáceis. A psicoterapia propicia o espaço favorável a esse trabalho necessário ao manejo do estresse e da ansiedade.

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