12 de abril é dia de combate ao preconceito contra pessoas com transtornos e deficiências mentais

586

17903834_10208456179868706_8496531153679317503_n12 de abril marca o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, o preconceito contra os padecentes de transtornos e deficiências mentais.

A data foi escolhida em alusão ao nascimento do artista Chico Anysio, patrono da campanha contra a Psicofobia e do projeto “A sociedade contra o preconceito”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial.

Visando combater o preconceito, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) se mobiliza durante todo o mês de abril para informar corretamente a população, trazendo a conscientização sobre as doenças mentais, seus sintomas e tratamento.

Entretanto, a psicofobia ainda afasta milhares de pessoas do tratamento adequado e do devido acompanhamento psiquiátrico. Para chamar a atenção da sociedade acerca das consequências da Psicofobia, a ABP realiza durante todo o mês de abril uma campanha em suas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin) com o objetivo de alertar a população sobre o preconceito.

Confira abaixo o depoimento de pessoas que já sofreram psicofobia e conheça a história de quem é afetado diariamente pelo preconceito.

Apoie a ABP nesta campanha, compartilhe posts, vídeos e depoimentos contra a psicofobia e ajude a mudar esta realidade. Visite a página da ABP no Facebook!

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA